Ensaios
"A função do crítico não é trazer numa bandeja de prata uma verdade que não existe, mas prolongar o máximo possível, na inteligência e na sensibilidade dos que o lêem, o impacto da obra de arte". André Bazin
Relações de poder no fazer cinematográfico
O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), Paulo Sacramento
Santiago (2007), João Moreira Salles
Estética e temática se aliam em busca do grande público
Carandiru (2003), Hector Babenco
Tropa de Elite (2007), José Padilha
Através do espelho: visões de uma classe média refletida na tela de cinema
Quase Dois Irmãos (2004), Lúcia Murat
O Invasor (2001), Beto Brant
Embates entre a moral e o desejo na sociedade brasileira
Lavoura Arcaica (2001), Luiz Fernando Carvalho
Madame Satã (2002), Karim Aïnouz
A trajetória de uma estrela e o desencanto de uma nação
Entreatos (2004), João Moreira Salles
Peões (2004), Eduardo Coutinho
Solução individual dos problemas sociais marca produções brasileiras
Terra Estrangeira (1996), Walter Salles e Daniela Thomas
Cidade de Deus (2002), Fernando Meirelles
O novo velho sertão brasileiro
Abril Despedaçado (2001), Walter Salles
Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Marcelo Gomes